Vinhedo Serena
Vinhedo Serena

VINHEDO SERENA, vinificando 2019

1 de março de 2019

Queridos amigos.

No vinhedo todos os 2.100 porta-enxertos plantados após o desastre de 31/10 “vingaram”. Sinal inequívoco de que vimos tratando nosso solo de maneira ótima, e nossas práticas agrícolas estão ajustadas.

A safra este ano nos surpreendeu, uma vez que o padrão climático El Niño entrou em vigor. As frentes frias derrubaram torrentes de água da divisa de Santa Catarina para o norte, poupando o Rio Grande do Sul do excesso de umidade. As uvas foram colhidas ao seu tempo, não houve atraso nem antecipação, o que não acontecia ha muitos anos. Boa a ótima sanidade, muito boa acidez e média  maturação fenólica e acúmulo de açúcares, projetando que nossos vinhos serão leves e frutados, com acidez marcante.

Serão 5 cuvées:

Começando pela Salarina, casta Verdelho Açoriano, bem aderente a foto (sem retoque). Este ano, devido a pífia quantidade produzida, será cortada com a neutra Trebiano. Os pés francos plantados no inverno passado se desenvolveram magnificamente. Pelo resultado sui generis, projeta ser nosso ícone em branco.

Pela primeira vez estamos vinificando um clone não aromático de Traminer, que promete remeter a Savagnin Blanc. Diferentemente da tradição de vinificação desta última, a estamos vinificando “a moda Salarina”, uvas pisadas em profundidade, prensadas, encubadas para fermentação alcoólica e malolatica em barricas, sem controle de temperatura, com todas as borras, grossas e finas, e afinamento breve, por 8 meses sobre os sólidos.

Em Pinot Noir, um cuvée que batizamos como Serra do Herval, fronteira sul, solos derivados de rochas ígneas, altitude entre 300m e 400m, um corte de clones italianos e franceses, provenientes de dois vinhedos próximos das antigas Estações Basílio e Pedras Altas.

O tradicional São Paulino, em sua quarta edição. Nos chegaram uvas belíssimas, comsanidade ímpar. Sendo vinificado com extrema delicadeza.

Finalizando, ainda temos uma esperança de que Demeter nos brinde com uma carga suficiente de frutos de gemas basais, para uma única barrica de Serena 2019.

Entrementes, Serena e São Paulino, da exuberante e opulenta safra 2018, temperada comelevada acidez (>80 meq) estão chegando ao ponto de desfrute. Por gentileza nos informem seu interesse em adquiri-los retornando este e-mail ou pelo whatsapp (51) 99112.2346

Muito agradecidos,

Mauricio e Christina Ribeiro

Voltar