Vinhedo Serena
Vinhedo Serena

Vinhedo SERENA, Solstício de Verão

22 de dezembro de 2016

Queridos amigos.

No Vinhedo Serena, até o momento, tudo indica teremos uma safra de exceção.

A foto foi tomada recentemente e mostra o estado da arte refletido em uma videira original, agora com 16 anos.

Neste momento inicia-se a maturação, os cachos estão formados e as bagas começam a mudar de cor. Ja não há mais divisão celular, gradualmente os teores de ácidos vão se reduzindo e os de açucares aumentando. O objetivo é chegar a colheita com perfeita maturação fenólica.

Os dias são frescos, médias máximas diurnas em torno de 26 graus, medias mínimas noturnas em torno de 12 graus, uma pancada de chuva semanal sucedida por tempo seco ensolarado e ótima circulação atmosférica.

Nossa produtividade estamos estimando devera ficar na casa dos 15 hectolitros de vinho por hectare. Pegando um gancho na reportagem do blog da Expovinis Brasil (http://expovinis.com.br/blog/) sobre agricultura biodinamica, na verdade a media de produtividade dos pares franceses com pinot noir fica em torno de 25 hl/ha contra 35 hl/ha em vinhedos “Gran Cru”. A razao é nosso clima, muitíssimo mais inclemente, aliado ao desafio extremo com a producao biodinamica. Mas o resultado compensa, certo?

No Vinhedo Serena, perdemos 4 das 14 safras até então. Nossos pares ao redor do mundo nao perderam nenhuma, que saibamos.

Esta a principal razao de termos introduzido o rotulo Serena “Vinhedo Sao Paulino”, com uvas produzidas em controle integrado e arquitetura de grande qualidade. Colhemos apenas plantas que produzem naturalmente menos de 500g, condizentes com os mesmos 15 hl/ha do Vinhedo Serena.

Voltar