
Vinhedo SERENA, em fermentação…
1 de março de 2017Queridos amigos
Colhidas em dia de “flor” com lua ascendente, favorável ao frescor e boa conservação, as uvas foram transportadas refrigeradas para nossa cantina. Simples, rica, minimalista e complexa, em sintonia com as uvas e o vinho.
Após dois a três dias de maceração natural a frio, onde extraímos os componentes não solúveis em álcool, a fermentação irrompe e as temperaturas gradualmente vão se elevando. Na nossa forma ancestral de fermentar, as leveduras vão se sucedendo, como numa corrida de bastão. Cada uma contribuindo ao conjunto o máximo que consegue aportar.
As pipas abertas, de carvalho e circulares, permitem ampla troca com o meio circulante, limpo, e implicam que a nossa fermentação é sempre muito sadia e as temperaturas nunca excessivamente elevadas.
Nesta safra 2017 a maceração foi de 10 dias. Descuba para as barricas em dia de “fruto” e lua descendente, favorável ao armazenamento. 1/3 novas 1/3 segundo e terceiro uso e 1/3 nossas melhores barricas sazonadas. No nosso estilo é precioso a conclusão da fermentação residual nas barricas e não com os sólidos. Assim como manter o vinho sobre as borras originais até o engarrafamento, sem colagem, sem filtração. Auspicioso…
Quanto ao vinho de 2015 do Vinhedo Serena, que depois de engarrafado entrou em “sono profundo”. Recentemente começou a despertar, lindamente!
A partir de agora vamos vinificar os frutos de nossas vinhas jovens em separado, de forma a podermos oferecer perenemente um cuvée SERENA Pinot Noir. A primeira partida, engarrafada em janeiro/2017, esta disponível!
Por gentileza nos informem seu interesse em adquirir.
Muito agradecidos,
Mauricio e Christina Ribeiro
Voltar